AW-10874066524
top of page

Bioestimulador de colágeno: você sabe o que é?

Se você é como eu, deve viver procurando soluções para retardar os efeitos do envelhecimento, rs…

Se isso for verdade, então tenho uma novidade pra você: bioestimuladores de colágeno! Eles promovem uma pele mais firme, lisa e saudável sem necessidade de cirurgia plástica, sem cortes e sem cicatrizes. Maravilhoso, né?

Quer saber como atuam essas substâncias e como elas podem te ajudar a recuperar a autoestima? Continue a leitura e descubra!



O que são bioestimuladores de colágeno?

Conforme o próprio nome já diz, bioestimuladores são ativos biocompatíveis com o organismo humano (bio) que, quando aplicados na pele, estimulam (estimuladores) a produção de colágeno, proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele.

Dessa forma, eles melhoram a aparência e a saúde da pele de maneira natural e minimamente invasiva.

Como funcionam os bioestimuladores de colágeno?

Uma das coisas que o tempo exige fazer com a nossa pele é a perda gradual de colágeno, que começa por volta dos 30 anos. Mas, olha, não é só o tempo que causa isso não! Hábitos irregulares também podem acelerar essa perda, como tabagismo, alcoolismo, exposição solar em excesso, má alimentação, poluição e falta de hidratação.

Mas independentemente da forma que se perde essa proteína, ao acontecer, começam a aparecer os sinais da idade, como linhas de expressão, flacidez e rugas. E é justamente para combater esses sinais que os bioestimuladores de colágeno entram em cena.

Quando aplicados nas camadas da pele, eles atuam nos fibroblastos, células que produzem o colágeno e, a partir disso, reduzem a flacidez, melhoram o viço e promovem uma aparência muito mais jovem.

Como é feita a aplicação de bioestimuladores de colágeno

É tudo bem simples, viu? Primeiro, identificamos as áreas que o colágeno será aplicado e identificamos quantas sessões serão necessárias. Isso varia de pessoa para pessoa, conforme a severidade da flacidez. Normalmente, são necessárias duas ou três sessões de aplicação de bioestimuladores de colágeno, com intervalo de 30 a 45 dias entre cada uma. Após 1 ano ou sempre que houver necessidade, o procedimento deve ser repetido.

Depois da avaliação, as doses das substâncias são injetadas nas camadas da pele com o auxílio de microcânula, uma espécie de agulha sem ponta. Para tornar o procedimento indolor, é normal usarmos um creme anestésico na área que vai receber as injeções.

No total, o tratamento tem duração de 10 a 30 minutos, é extremamente seguro e não precisa de internação hospitalar. Ou seja, a aplicação de bioestimuladores de colágeno é feita na própria clínica e, após cada sessão, o paciente já pode retomar normalmente a sua rotina.

Quais são os tipos de bioestimuladores que existem?

Embora os objetivos sejam os mesmos - estimular a produção de colágeno - existem várias substâncias que executam a ação. Veja abaixo.


Hidroxiapatita de Cálcio

Popularmente conhecida pelo nome comercial Radiesse, a Hidroxiapatita de Cálcio é uma substância bioestimuladora de colágeno, mas que também tem ação preenchedora. Dessa maneira, é indicada para os seguintes casos:

  • Efeito lifting: levantamento de determinadas áreas do rosto;

  • Reposição de volume ósseo e de tecido;

  • Definição de contorno.

Vale a pena destacar que a Hidroxiapatita de Cálcio pode ser aplicada tanto nas camadas mais profundas da pele quanto nas superficiais.

Ácido Poli-L-lático

Entre os bioestimuladores de colágeno, o Ácido Poli-l-lático também se destaca. Ele atende pelo nome comercial de Sculptra e geralmente é recomendado para diminuir os efeitos do envelhecimento, já que:

  • Melhora a textura da pele;

  • Diminui a flacidez;

  • Promove leve volumização nas áreas aplicadas;

  • Estimula a produção de colágeno a longo prazo.

Frequentemente utilizado em preenchimento facial, o ácido polilático é uma substância biocompatível, ou seja, com o tempo, vai sendo absorvido pelo organismo humano naturalmente. Para oferecer seus muitos benefícios, o produto é aplicado nas camadas subcutâneas da pele.

Policaprolactona

Seu nome comercial é Ellansé e assim como os bioestimuladores de colágeno já citados anteriormente, a Policaprolactona também pode te oferecer uma aparência mais rejuvenescida. Além de estimular a produção de colágeno, a substância também tem ação preenchedora, sendo bastante útil nos seguintes casos:

  • Definição de contorno facial;

  • Suavização de linhas de expressão;

  • Redução de sulcos e rugas;

  • Melhora da flacidez;

  • Volumização facial.

A Policaprolactona pode ser aplicada na camada subcutânea da pele, bem como nas estruturas ósseas da face.

Quanto tempo duram os efeitos dos bioestimuladores de colágeno?


Logo após a primeira aplicação dos bioestimuladores de colágeno podem ser observados efeitos sutis, que tendem a progredir conforme avançam as sessões. Quanto à duração dos efeitos, isso costuma ser relativo, pois depende da substância e da quantidade aplicada.

Gostou de conhecer os principais bioestimuladores de colágeno do mercado?


Fique por dentro de todas as novidades sobre estética e cuidados faciais.

Obrigado(a)!

bottom of page