Já parou para pensar na quantidade de vezes que fazemos expressões faciais em um dia? Expressão de surpresa, sorrir fortemente, franzir a testa ao se concentrar, entre outros, são movimentos que fazemos sem nem pensar, inúmeras vezes, todos os dias. Conforme o tempo passa, essa repetição de movimentos vai criando as famosas linhas de expressão que, com a sua frequência, se transformam nas rugas.
É aí que a Toxina Botulínica, mais conhecida por Botox, ajuda. Quer saber mais sobre esse procedimento mais queridinho do Brasil e do mundo? Continue a leitura!
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_80fd4a7ca5434b9d9fd120fcbce9c017~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/11062b_80fd4a7ca5434b9d9fd120fcbce9c017~mv2.jpeg)
O que o Botox faz?
O Botox age relaxando os músculos onde será injetado. Desta forma, ameniza os movimentos constantes, sem deixar o paciente inexpressivo, mas ao mesmo tempo evitando o ato de vincar a pele durante as expressões faciais.
Como o Botox é aplicado?
Na consulta, o paciente poderá relatar suas principais queixas, mostrando o que incomoda na aparência do rosto. Juntando a avaliação clínica e as queixas do paciente, o profissional vai definir as áreas de aplicação, bem como a quantidade de toxina injetada. Já que cada rosto tem suas características específicas.
As áreas mais indicadas para aplicação de botox são:
Testa: O botox funciona para amenizar as expressões de surpresa. Sabe quando levantamos as sobrancelhas de forma exagerada aparecem e aparecem aquelas dobrinhas? É ali que ele age!
Glabela: É o espaço entre as sobrancelhas, onde franze na expressão brava.
Sobrancelha: Aqui, o botox pode ser usado fazendo um efeito lift, para quem procura dar uma levantada no formato das sobrancelhas.
Pés de Galinha: são uma queixa bem comum. Quando sorrimos, ativamos a expressão, favorecendo o aparecimento das rugas nas laterais dos olhos. Basta colocar botox neles!
Nariz: Poucas pessoas reclamam dessas áreas, mas é possível termos rugas nas laterais e mais acima do nariz, mas nada que o Botox não possa amenizar.
Sorriso gengival: Também é um caso onde o botox pode amenizar bastante o problema sem precisar recorrer ao procedimento da plástica gengival. Ele relaxa o músculo para que o lábio superior não levante exageradamente quando sorrimos.
Quando devo usar Botox ou preenchimento?
O botox age na função de suavizar os movimentos de expressão repetitivos. Já o preenchimento tem a função de dar volume. Por esses objetivos distintos, esses dois produtos tratam diferentes áreas e queixas de pacientes.
Algumas partes do rosto não correspondem ao objetivo do botox, que é o relaxamento do músculo. Portanto, áreas como bigode chinês, lábios e olheiras, por exemplo, precisam ser tratadas com preenchimento.
Mesmo tendo objetivos diferentes, botox e preenchimento com ácido hialurônico podem ser feitos no mesmo dia. Exceto no caso que seja preciso tratar áreas muito próximas. Nestas situações é indicado um intervalo de ao menos uma semana.
Aplicar Botox dói?
Para mim, não! Mas tudo depende de pessoa para pessoa. Um dos principais motivos para adiar a aplicação do botox é encarar a injeção. Há essa questão do medo de agulha e sentir dor no procedimento, porém, existem maneiras de amenizar esses problemas.
Algumas técnicas podem ajudar na hora da aplicação como, por exemplo, gelo ou dispositivo que vibra. Ao utilizar esses métodos, a área em que será aplicada terá contato com o gelado ou com a vibração. Isso irá fazer com que o cérebro primeiro detecte a sensação do frio ou vibração na pele, mascarando, a sensação provocada pela agulha.
Mas, olha, o procedimento em si é muito rápido, viu? Você vai ficar mais tempo no consultório para fazer a avaliação e as fotografias do que a aplicação, rs.
Qual a idade indicada para aplicar Botox?
Não existe uma idade específica.
A partir de 20 anos, o uso de Botox já é indicado como maneira de prevenção das linhas de expressão. Nestes casos quantidades menores de produto são usadas.
Um exemplo simples para entender essa ação preventiva de rugas do Botox é amassando uma folha de papel. Imagine uma folha de papel sendo amassada. Por mais que você tente esticá-la depois, ela nunca mais ficará lisa como foi antes.
Assim também podemos pensar na pele com o passar do tempo. Uma vez que começa a vincar e criar rugas, mais difícil será o processo de amenizá-las, por isso, quanto antes iniciarem os cuidados, melhor.
Homens podem fazer Botox?
Botox em homens também está tendo uma procura cada vez maior. Afinal eles também têm rugas e merecem esse cuidado. Uma diferença na aplicação de botox em homens é que por terem a musculatura mais forte, irão precisar de mais unidades de toxina botulínica aplicada por região.
Quanto tempo dura o efeito do Botox?
Uma dúvida bem frequente em consultório é sobre o tempo de duração do Botox.
Os efeitos já começam a aparecer em torno de 48 horas depois da aplicação.
O resultado completo aparece em 15 dias.
E a duração do efeito pode variar entre diferentes produtos, mas em geral o efeito do botox dura de 3 a 6 meses.
Vale ressaltar a importância da consulta de retorno, pois é o momento em que o profissional avalia todas as áreas aplicadas e a necessidade de algum retoque na aplicação de Botox.
Como fazer meu Botox durar mais tempo?
Algumas dessas dicas irão ajudar na duração do efeito do Botox, tais como:
Evitar franzir e ficar testando o efeito do botox;
Verificar se há deficiência de Zinco no organismo;
Complementar seu Botox com rotinas de skin care;
Usar filtro solar diariamente;
Não fazer outra aplicação antes do prazo determinado.
Quem não pode aplicar botox?
Existem alguns casos onde uso da toxina botulínica é contraindicado, tais como:
Gestantes e Lactantes: É indicado aguardar o período da gravidez como também da amamentação, já que a toxina botulínica pode ser passada ao bebê pelo leite;
Doenças Neuromusculares: o uso da toxina com finalinalidade estética agirá contra o propósito pois as áreas de aplicação possuem debilitações nesses pacientes, podendo gerar problemas após o procedimento;
Uso de Medicamentos: Pessoas que estejam fazendo uso de antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes na data da aplicação podem apresentar uma potencialização não desejada do efeitos da toxina botulínica.
Gostou? Marque uma avaliação. Aqui, o Dr. Ruan Gomes é especialista em Harmonização orofacial e botox! Agende sua avaliação e eleve sua autoestima!